Descubra a explicação do fim da Mulan na Disney+! Significado, etc.

Mulan está disponível na Disney Plus! Se você quer saber a explicação do fim de Mulan, continue lendo! Eis o que realmente significa o fim da Mulan 2020. O remake de Mulan dirigido pela Disney é uma história de auto-realização. Mas seu significado vai além da adaptação animada original da “Balada de Mulan” e até mesmo da própria balada. A diretora Niki Caro modificou a história para torná-la uma adaptação mais fiel da lenda chinesa. Mas ele também usou uma inspiração mais recente da Disney para integrar uma mensagem moderna no tecido antigo da história.

Como na versão animada de 1998, Mulan segue o herói em exercício ao tomar o lugar de seu pai no exército imperial quando os recrutas são chamados para se defenderem contra os invasores. Os vilões neste caso são diferentes Bori Khan que lidera um exército de inimigos do Império e sua coorte Xianniang, uma bruxa poderosa que parece estar buscando vingança por seus próprios maus tratos.

A história se desenrola como na lenda, com o herói desafiando as expectativas em um conto surpreendentemente violento e salvando a China Imperial de grande aclamação. Alguns elementos do clássico animado como um romance central estão incluídos. Mas esta é uma nova versão da história. Além dos aspectos tradicionais, Mulan introduz algumas idéias novas e traduz as mensagens de outras versões da mesma história que a precedeu. É uma versão madura da lenda de Mulan, mudando seu estilo para incorporar as influências de wuxia. E explorar idéias importantes sobre auto-valorização, aceitação e identidade.

Qual é a diferença entre a Mulan na Disney+?

Mulan na Disney+ não é uma adaptação direta da Balada original. Mesmo que seja muito mais próxima a ela do que a versão animada. Ambos são ótimos e podem absolutamente coexistir. Eles são tão diferentes, então uma comparação direta da melhor versão da Mulan é um pouco injusta. Ambas são baseadas na Balada, basicamente, mas a nova versão muda o que a Balada era.

O original é um relato de transgressão justificada. Mulan deixa sua posição socialmente aprovada, desafia as expectativas das mulheres e luta para honrar e proteger sua família e seu pai. Mas eventualmente volta para casa para retomar suas funções. Esta é uma mudança temporária, ao invés de uma enorme mudança incremental. O que a nova Mulan sugere. Assim como o clássico do anime desafiou a mensagem da Balada, o mesmo acontece com a versão de Caro. Mulan 2020 não se trata apenas de honra e sacrifício. Trata-se de ser fiel a si mesmo, o que é uma adição moderna à história de Hua Mulan.

Mulan encontrou o amor

Na versão animada, Li Shang é apresentada como um meio para Mulan desafiar o controle restritivo que o matchmaker exerce sobre ela. Além de desafiar a desvalorização das identidades femininas nesta sociedade, provando ser tão útil ao Império quanto qualquer homem. Mulan se esforça para controlar sua própria vida tomando uma decisão tão fundamental quanto sua relação com ela mesma.

A versão animada está fortemente ligada a este romance como uma forma de Mulan se encontrar. Mas na versão 2020, ela é adiada. Li Shang é substituído por um companheiro de armas no nível de Mulan e o subplot romântico é minimizado para separar a auto-realização de Mulan de sua revelação romântica. Em Mulan 2020, o herói estabelecido é menos definido e validado pela busca de um parceiro. E ele é corretamente apresentado como um desenvolvimento mais incidental, dando mais espaço a suas revelações mais importantes.

Mulan, Xianniang e Bori Khan compartilham histórias semelhantes

A decisão de substituir o vilão animado Shan Yu pelo recém-chegado Bori Khan foi controversa. Mas é um gesto forte porque acrescenta mais complexidade à história. Pois, fundamentalmente, Bori Khan e seu “ajudante” Xianniang são mais abertamente paralelos à própria Mulan. Ao invés dos monstros exóticos unidimensionais que Shan Yu é. Ele era um mastodonte de olhos-de-gavião que procurava dominar sem muito abaixo da superfície. Mas Bori Khan e Xianniang são espelhos escuros do herói titular. Eles compartilham seu compromisso com a honra, a família e a auto-estima. Esta é uma nova dinâmica importante.

Bori Khan lidera um grupo de tribos nômades que foram expulsas pelo Império e que têm razões justificadas para se vingar da China Imperial. Seu pai foi morto e tem uma vingança pessoal, mas sua busca para restaurar a honra através da vingança é sentida como parcialmente simpática, ao contrário da busca de Shan Yu.

É somente porque o público é convidado a ficar ao lado do Império que ele classificou o vilão. E Xianniang é uma vilã apenas porque foi ostracizada por seus poderes sobrenaturais de Qi, que Mulan também possui de forma crucial. Ela está procurando um lugar onde não seja considerada uma abominação e está disposta a derrubar o Imperador por esta oportunidade. Na verdade, ela é uma vilã por circunstâncias e é o produto de uma rejeição social implacável.

mulan fim disney plus

Explicação do fim da Mulan na Disney+

Fundamentalmente, o fim da Mulan é realmente sobre o perigo de rejeitar pessoas por serem diferentes. A história de Xianniang é de fato tão importante para a mensagem central de Mulan quanto o próprio herói. Em última análise, desafia as expectativas de que as mulheres são de alguma forma inferiores. Ela rejeita a idéia de que seu caráter transgressivo é de alguma forma perigoso e salva o Império. Assim como ela fez no desenho animado Mulan de 1998. Mas introduzindo a idéia de Xianniang e Mulan da “superpotência” Qi. A dinâmica da mudança final de Mulan para se concentrar mais no fato de que a diferença de Mulan é a chave.

Se Mulan deixou de fora o personagem animado Mushu. É em parte para substituí-lo com a fênix. Na mitologia chinesa, a fênix é um símbolo que mistura as identidades masculina e feminina. Isto é essencial aqui, é claro, mas é também, mais amplamente, um símbolo de singularidade. E este último momento na luta contra Bori Khan, que mostra Mulan e a fênix se tornando quase um para usar seus poderes de Qi para derrotar o vilão, é realmente este momento de “deixar ir”. Não é apenas porque Mulan desafia sua diferença para ser vitoriosa, é porque ela a usa. Em essência, a mensagem central de Mulan é que é errado rejeitar as pessoas pelas diferenças percebidas, porque elas podem ser pontos fortes.